O Governo mostra-se preocupado com a fraca participação das Pequenas e Médias Empresas (PME) no processo de exportação dos produtos nacionais.
De acordo com Beatriz Machava, chefe do Departamento de Cooperação Bilateral no Ministério da Indústria e Comércio (MIC), que falava, esta quinta-feira (31), na Feira Internacional de Maputo – FACIM 2023, apesar das facilidades que o Executivo tem vindo a criar no estabelecimento de acordos bilaterais na área de comércio, as PME continuam a não explorar o mercado internacional.
“Gostaríamos que as PME ocupassem um terço do mercado de exportações. Para isso, o Governo estabeleceu um acordo com a União Europeia (UE), que tem poder de compra de aproximadamente 38 mil dólares per capita, no âmbito do programa MozExport, para impulsionar a participação das pequenas empresas”, referiu a responsável, citada pelo jornal domingo.
Há dias, o Banco Nacional de Investimentos (BNI) anunciou uma linha de financiamento de 25 milhões de dólares no sentido de ajudar as PME nos processos de exportação dos seus produtos.